sábado, novembro 28, 2020
Banner Top

A produtividade é um medidor fundamental para as empesas que desejam se sobressair no mercado, seja diante da concorrência, com os consumidores ou com os próprios colaboradores internos ou externos. Além disso, a produtividade ajuda a fazer mais com menos, o que consequentemente ajuda a empresa a ter sucesso.

O nível de produção dos processos do seu negócio é um indicador essencial para a área de Recursos Humanos para mensurar a eficácia do trabalho dos colaboradores como um todo. Não é só a produção que é importante, mas é preciso medir o quão produtivo os seus funcionários são.

No entanto, na prática a realidade da produtividade pode ser um pouco diferente da teoria. Por diversas razões, os gestores lidam com a baixa produtividade e a falta de assiduidade na tarefa ou em outras obrigações, seja ela por não comparecimento ou por atraso. Esses motivos, podem ser considerados como falta de motivação com o trabalho, por exemplo.

Por isso é fundamental que os gestores e administradores de um negócio compreendam a importância de se ter um time motivado, pois quando se tem pessoas engajadas e interessadas em suas funções, podemos perceber que há um aumento na produtividade.

Mas você deve estar se perguntando, como aumentar a produtividade do funcionário interno? Como saber se aquele colaborador está empenhado com o trabalho a ser desenvolvido? Se você quer saber mais sobre essas questões, continue lendo o nosso texto. Nele você encontrará dicas relevantes sobre o tema.

Qual a importância de ter colaboradores motivados?

A satisfação profissional de um indivíduo está relacionada aos frutos positivos que seus empenhos geram. E é essa instigação que auxilia diretamente a empresa a aumentar sua produtividade. Fazer com que os funcionários estejam empenhados em suas funções, é um trabalho árduo e que deve ser exercido todos os dias pelos gestores.

Para motivar um time é necessário perceber o que estimula uma equipe. Por isso é importante que os gestores e administradores conheçam os funcionários do seu time e compreendam suas necessidades. Além de que, a satisfação, faz com que os colaboradores produzam mais.

Normalmente, a satisfação está interligada ao reconhecimento do serviço executado. Esse por sua vez, pode vir por recursos financeiros (aumento de salário, gratificações ou bônus) ou através de meios não financeiros (oportunidade de crescimento, aprendizado, entre outros).

Todavia existem outros aspectos que ajudam um time a ficar motivado, aumentando sua produtividade dentro do negócio. Elementos como espaço de trabalho, canais abertos de comunicação, políticas de promoções e cultura organizacional, são fatores que os gestores devem levar em conta para aumentar a produtividade do funcionário.

Crie ambientes divertidos em sua empresa

aumentar produtividade
aumentar produtividade

Por esse motivo, é essencial que a empresa adquira condutas que motivarão seus funcionários e aumentarão a produtividade na empresa. Veja agora algumas dicas sobre o que fazer para elevar o nível de produção do funcionário na sua empresa.

Locais descontraídos e organizados ajudam a cativar e a excitar a criatividade dos seus funcionários. Faça com que o ambiente de trabalho seja aconchegante e estimulante. Dessa forma os seus funcionários terão o prazer de trabalhar, aumentarão a produtividade.

Tenha flexibilidade nos horários de trabalho

Sabemos que nem todas os negócios consegue ter essa flexibilidade de horário. Mas alguns ramos, como por exemplo, o da tecnologia, permite que os horários da jornada de trabalho não sejam tão rígidos. Essa prática é uma ótima pedida para aumentar a produtividade, pois permite que seus funcionários trabalhem em horas em que ele se sinta mais confortável.

 No entanto, esse é um sistema de trabalho que requer, na maioria das vezes, que haja uma demanda por melhores resultados. Por isso, é recomendável que você tenha softwares de gestão, que te auxiliarão a ver como anda a realização de tarefas de cada um dos seus funcionários.  

Realize treinamentos, cursos e workshops

Com treinamentos, cursos e workshops os funcionários, perceberão que a empresa está interessada e se importa com o seu crescimento profissional. Dessa forma, os colaboradores executarão um trabalho mais assertivo, além de que, se sentirão mais reconhecidos. Isso faz com que o local de trabalho seja prazeroso e produtivo.

Tenha uma comunicação transparente e aberta

É fundamental que um gestor mantenha um canal de comunicação direto com os colaboradores, que propaguem os valores, os objetivos, os dados e as novidades da empresa. Use de tecnologias para divulgar as informações para os seus funcionários, permitindo que eles as acessem de forma rápida e descomplicada. E-mail, newsletter, boletins internos são uma das opções que podem auxiliar na transmissão de dados de um negócio.

Coordene a gestão do tempo dos seus funcionários

Uma ótima forma de monitorar a produtividade de uma empresa é através da gestão do tempo, que pode ser feita através de um aplicativo. Para otimizar as funções do funcionário e controlar a jornada de trabalho de um funcionário, você pode contar com a ajuda do aplicativo do Genyo. Com ele é possível coordenar o seu negócio e supervisionar e acompanhar a jornada de trabalho em tempo real, de qualquer lugar.

Com o Genyo é possível estabelecer horários de trabalhos mais definidos com os seus funcionários, acompanhar o expediente de trabalho e assim administrar melhor as demandas e auxiliar na produtividade deles, o que ajudará a melhorar os resultados da sua empresa!

Coloque em prática as dicas desse artigo e veja o rendimento e a produtividade da sua empresa aumentarem!

Banner Content

0 Comments

Leave a Comment